Kence Professional
  1. Home
  2. Blog
  3. O segredo dos cabelos platinados e brilhantes | Conheça as 5 principais causas do amarelamento dos fios descoloridos e descubra como resgatar o loiro dos sonhos
voltar

Kence Blog

O segredo dos cabelos platinados e brilhantes | Conheça as 5 principais causas do amarelamento dos fios descoloridos e descubra como resgatar o loiro dos sonhos 03 de dezembro de 2019 Array

Que o cabelo loiro é o sonho de muitas mulheres, isso não é novidade, né? Porém manter as madeixas platinadas bonitas e brilhantes nem sempre é uma tarefa fácil.
 
Os cabelos descoloridos demandam um cuidado especial, pois a transformação a que passaram para tornarem-se loiros pode danificar a fibra capilar, o que exige um tratamento adequado de manutenção. 
A descoloração ocorre pela retirada dos pigmentos presentes no córtex do fio. Para isso, o produto descolorante precisa penetrar pela cutícula, o que pode promover alguns danos e deixar o cabelo frágil, emborrachado e poroso.
A porosidade dos cabelos loiros é o principal motivo para o desbotamento e o amarelamento dos fios. Fios porosos ficam “abertos” para a entrada de agentes agressores, e não retém os nutrientes necessários para a saúde da fibra capilar.
Existem alguns hábitos que podem agravar ainda mais os danos e deixá-los amarelados e sem vida. Mas fique tranquila, leia o artigo completo que daremos todas as soluções!

1-    Sol

O sol é um dos principais fatores que causam o amarelamento dos cabelos loiros. Isso acontece pois os raios solares atacam a fibra capilar causando uma oxidação dos fios. Essa oxidação é que causa a mudança de tonalidade dos cabelos. Vale ressaltar ainda, que além de amarelar os fios, a exposição excessiva ao sol pode ressecar os cabelos, deixando-os sem brilho e sem vida. 
Mulheres platinadas devem evitar exposição prolongada ao sol. O uso de chapéus e bonés pode ser uma saída para evitar todos esses danos, porém, o mais indicado é o uso de produtos com proteção solar nos cabelos, sempre que forem se expor ao sol. A aplicação de produtos que contenham filtro UV por toda a extensão dos cabelos forma uma camada protetora, que impede o ataque dos raios solares, protegendo os fios durante a exposição ao sol. 

2-    Piscina

A água da piscina passa por um tratamento com produtos químicos para deixá-la limpa e cristalina. Esses produtos químicos são repletos de íons metálicos que podem causar o amarelamento dos fios, como o cobre e o cloro. Esses íons se complexam com os pigmentos dos cabelos, causando uma oxidação e alteração dos mesmos, consequentemente modificando a cor dos fios.
Loiras que não querem evitar os banhos de piscina precisam ter algumas atitudes que podem reduzir os danos causados aos fios. São elas:

•    manter a hidratação dos fios em dia: cabelos hidratados são mais resistentes à ação desses metais; 
•    uso de produtos protetores antes de entrar na água: os leave-ins formam uma barreira protetora no fio, que reduz a possibilidade de danos e a absorção dos metais, consequentemente reduz a possibilidade do amarelamento dos cabelos loiros.
•    enxaguar bem os fios: após sair da piscina, enxague bastante os fios com água limpa para evitar o acúmulo dos íons.

Mas atenção! Se você descoloriu seus cabelos há pouco tempo, evite a piscina. Cabelos descoloridos recentemente geralmente estão com uma porosidade mais elevada, e isso potencializa a absorção dos íons presentes na água, e consequentemente a mudança de tonalidade dos fios.  Faça hidratações e cuide dos fios recém platinados antes de expô-los à piscina. 

3 -  Aparelhos de calor

Os aparelhos de calor como a chapinha, o secador e o babyliss também tem papel de destaque no amarelamento dos fios loiros. Assim como o sol, as altas temperaturas atingidas por eles oxidam os pigmentos do cabelo, deixando a cor dos fios amarelada.
Aplicar um bom protetor térmico antes de expor os cabelos à essas fontes de calor é fundamental. Existem vários tipos de produtos disponíveis com proteção térmica, como os leave-ins, mousses, pomadas e séruns. Esses produtos foram um filme protetor que impede que o fio atinja temperaturas muito altas, protegendo o córtex capilar durante o uso desses aparelhos.

*Você conhece a nossa linha de finalização GLIZZ? Clique aqui para conhecer nossos produtos com proteção térmica.

4 - Uso de produtos inadequados

Madeixas loiras necessitam de um tratamento especial. Produtos específicos para cabelos loiros e descoloridos devolvem os as vitaminas e os nutrientes perdidos durante o processo de transformação da cor, reduzindo a porosidade e deixando os fios mais saudáveis e resistentes às possíveis agressões externas. 
Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo de cabelo, faça hidratações frequentemente e procure um salão para manter a cor dos seus fios sempre bonita.

5-    Falta de matização
 
Outro problema muito comum das loiras é a falta de matização. O uso de produtos desamareladores ou matizadores é essencial para prevenir o amarelamento dos fios. Cabelos com a matização em dia não chegam a ficar amarelados, principalmente se a matização for realizada com produtos que contenham ativos de tratamento específico para esses fios. Esses produtos são carregados de pigmentos violetas que neutralizam os tons amarelados dos fios, e também de ativos que protegem a cor e reparam os danos da superfície capilar.
Uma rotina de matização mantém o loiro platinado sempre bonito e sem nuances amareladas. Para cabelos bastante amarelados, é indicado matizar uma vez por semana. Quando o cabelo já está menos amarelo, pode-se usar a cada quinze dias. Vale lembrar que é muito importante uma avaliação por um profissional antes de aplicar esse tipo de produto nos fios, pois o uso inadequado pode causar uma sobrecarga de pigmentos no fios, também conhecida como “cabelo chumbado”. 



Você já conhece a NOVA linha WOW! BLOND da Kence Professional? É a solução para os cabelos loiros e descoloridos.
Uma linha desenvolvida exclusivamente aos cuidados para os cabelos loiros, enriquecida com vitaminas e agentes nutritivos e hidratantes. Recupera os fios enquanto matiza e neutraliza os tons indesejados, devolvendo a maciez e vitalidade dos cabelos. Seus pigmentos altamente tecnológicos, balanceados entre si, proporcionam uma matização uniforme com menor risco de chumbar e ressecar os fios. Clique aqui e conheça mais sobre a linha WOW! Blond, e resgate o platinado dos seus sonhos.

Gostou do artigo? Deixe aqui embaixo seus comentários e compartilhe com as amigas. :)